Grupo Nonna

Como fazer um excelente currículo

A+A-

O Currículum Vitae é a porta de entrada para uma nova rotina de vida. Não há vaga de emprego que não passe por um currículo, por isso, quanto mais bem feito o seu resumo profissional, maiores as chances de se recolocar (ou de começar) no mercado de trabalho. O Curriculum Vitae é um documento que agrupa informações pessoais de um profissional junto a sua formação acadêmica e sua trajetória no mercado de trabalho, visando demonstrar suas qualificações, competências e habilidades. 

Um bom currículo, bem apresentável e redigido, pode não garantir um emprego, mas é, sem sombra de dúvidas, um passo importantíssimo para alcançá-lo. A estrutura de um currículo deve conter no máximo duas páginas para demonstrar poder de síntese e objetividade.  Os dados pessoais devem ser completos, contendo nome, idade, endereço, telefones de contato e e-mail. A experiência deve ser pontuada com algumas das atividades realizadas, além dos períodos e nome das empresas nos quais já trabalhou.  Para um currículo completo e elaborado, coloque também os nomes das instituições e datas de conclusão dos cursos de Nível Médio e Superiores. Se possuir conhecimentos em informática, informar as ferramentas e o nível de conhecimento de cada uma, assim como conhecimento em outros idiomas. O objetivo profissional é o carro chefe do documento e deve ser o mais claro possível. É necessário especificar exatamente qual cargo a pessoa deseja ocupar na empresa sendo recomendável colocar apenas uma área de atuação. Ao citar os cursos profissionalizantes esqueça os cursos de desenvolvimento pessoal, como culturais e hobbies, priorize apenas os relacionados à área almejada. Caso não possua nenhuma experiência, deve ser informado e fazer do tópico objetivo o principal meio de realizar seu marketing pessoal, podendo também falar um pouco de suas competências comportamentais, como último tópico de curriculum.

Ao enviar o curriculum anexe-o na mensagem e copie-o no corpo do e-mail, adicionando um breve resumo sobre a experiência profissional e o objetivo de carreira. No assunto escreva currículo, nome completo e vaga pretendida.