Atualmente, o Trade Marketing se mostra mais importante do que nunca, superando a necessidade de atuar apenas com ações promocionais e campanhas no ponto de venda. Afinal, ele é o responsável por conquistar os clientes, fazendo com que não só tenham uma ótima experiência de compra, como também que se tornem fiéis à sua empresa.
Todavia, é impossível criar ações que alcancem com eficiência um determinado grupo sem que haja o conhecimento preciso sobre o público-alvo. Além disso, devem ser observadas as estratégias de distribuição, performance de vendas, produtividade da equipe, preços, share de mercado e de gôndola, estoque, rupturas, controle da validade dos produtos, entre outros dados relacionados à presença no PDV.
E é esse conjunto de informações e análises que compõem a Inteligência de Mercado, direcionando o marketing da empresa à persona correta para, assim, fidelizar o shopper.
O que é Inteligência de Mercado?
A Inteligência de Mercado nada mais é que uma estratégia de marketing, que visa coletar dados e informações, a fim de aperfeiçoar o funcionamento do negócio e, assim, impulsionar a experiência do cliente.
Para a coleta desses dados, comumente são utilizados os 4P's do Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. Eles simbolizam os pilares mais importantes para qualquer estratégia de Trade Marketing.
A análise da Inteligência de Mercado deve ser fundamentada e abrangente, para que todas as atitudes tomadas impactem positivamente o futuro do negócio. Por isso, quanto mais dados captados, e quanto maior o aprofundamento dessas informações, mais eficazes serão os insights para aplicação das estratégias.
Por que a Inteligência de Mercado é tão importante?
Com uma quantidade enorme de produtos disponibilizados em cada categoria, o abastecimento adequado, a gestão eficiente e um execução correta no PDV se tornam imprescindíveis para alcançar melhores resultados de sell in e sell out . É nesse ponto que a Inteligência de Mercado se faz necessária.
Com isso, os dados obtidos servirão como base para se analisar e aperfeiçoar as estratégias no varejo, promovendo maior giro de produtos e a melhor experiência do shoppers.
Ao contrário do que é praticado por inúmeras marcas, é importante fugir das informações genéricas, pois elas não ajudam em nada na hora de compreender os desafios e potencialidades do mercado. Nesse caso, deve-se definir quais os dados sobre o público-alvo e o mercado mais importantes para sua marca.
Aqui na Nonna, geramos diariamente um grande volume de dados, coletados por nosso time de campo em milhares de lojas, em várias regiões do país. Essas informações compõem os relatórios de inteligência que disponibilizamos, em tempo real. aos nossos clientes, para que eles possam acompanhar a performance de sua marca e avaliar a efetividade de suas estratégias. Alguns exemplos de relatórios produzidos são:
- Rupturas
- Pesquisas de preço
- Produtividade
- Share
- Datas críticas
- Estoque
- Pedidos, entre outros.
Como vimos, a partir da Inteligência de Mercado, é possível obter e analisar dados relevantes para seu negócio e, com isso, aprimorar as estratégias e as campanhas executadas no varejo.
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