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Dicas para otimizar a atuação dos Promotores de Vendas no PDV



Para que as vendas da sua marca aumentem nos pontos de venda, não basta apenas contratar Promotores e esperar a magia acontecer! É preciso criar estratégias eficientes que estejam de acordo com o posicionamento da sua marca e disponibilizando os recursos e treinamentos para executá-las.


Por isso, o gerenciamento da equipe de Promotores é fundamental para aprimorar constantemente a atuação desses colaboradores, potencializando a eficiência e produtividade e, consequentemente, promovendo os melhores resultados nos PDVs.


E como a sua marca pode fazer isso? Vem que o Grupo Nonna te explica!


Roteiros diários para os Promotores

É fundamental que, antes de iniciar o dia de trabalho, os promotores tenham em mãos um roteiro completo, contendo a lista de todos os pontos de venda a serem visitados naquele dia por ordem de endereços, além das marcas que devem ser atendidas.


Assim, será possível otimizar o tempo do promotor, fazendo com que ele consiga visitar mais PDVs em um período menor de tempo, além de reduzir os custos com deslocamento.


Check-list de tarefas para cada um da equipe

Para que o trabalho funcione, cada promotor deve saber quais são as tarefas a cumprir no dia, certo? Por isso, é importante que cada um tenha acesso a um check-list diário, organizado de acordo com a ordem a ser executada.


Dessa forma, eles poderão consultar as demandas, evitando o risco de ter que refazer alguma tarefa ou esquecer de algum tópico importante - e claro, garantindo a maior eficiência dos promotores no ponto de venda.


Definição de metas

Já ouviu aquela história de que devemos estar sempre nos desafiando a melhorar? Isso pode ser aplicado também para os Promotores de Vendas! Ao determinar metas desafiadoras (mas possíveis) para os colaboradores, você direciona os esforços para onde realmente é necessário, garantindo a eficiência da equipe.


E não adianta criar metas aleatórias! Ao defini-las, analise também o mercado, os indicadores de venda do PDV e os objetivos de faturamento que a marca deseja alcançar.


Atento à comunicação entre os membros da equipe

É importante que os Promotores mantenham uma boa comunicação não apenas com a marca, como também com os outros promotores e membros da equipe da loja. Isso auxilia na diminuição de ruídos no diálogo, evitando que erros sejam cometidos várias vezes quando poderiam ser evitados.


Treinamento constante para os Promotores

Para que haja um trabalho constantemente eficiente, é preciso que a equipe também esteja sempre em aprimoramento. Além disso, a capacitação ajuda a manter os Promotores motivados e produtivos, impulsionando por consequência a geração de leads da sua marca no PDV.


Planejamento das funções

Dentro do roteiro diário é importante que as funções estejam detalhadas com um script que mostre as tarefas a serem executadas por cada membro da equipe. Isso faz com que o Promotor não perca tempo procurando quais as suas funções do dia, aumentando a produtividade e eficiência do mesmo.


Esteja por dentro do desempenho dos Promotores

Por último, tenha em mente que só podemos aprimorar aquilo que é acompanhado de perto. Portanto, para melhorar a eficiência da equipe, é importante monitorar sua performance constantemente.


Fazendo assim, você estará por dentro de quais metas já foram alcançadas, quais tarefas ainda não foram executadas, e quais são as estratégias mais eficazes para aumentar a produtividade dos promotores e a qualidade das execuções.


Além disso, existem outros facilitadores que podem impulsionar a eficiência dos promotores, como o uso aplicativos próprios de gestão do PDV, como o Nonna Mobile, que permite o acompanhamento da equipe em tempo real, a coleta de dados no PDV, o registro dos atendimentos e o fornecimento de indicadores importantes para aprimorar as operações.


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