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Field Marketing: O que é e como aplicá-lo no PDV


Promotores de Vendas do Grupo Nonna avaliando os produtos na sessão de panificados

Quem atua no varejo já deve ter notado o quanto o termo "Field Marketing" tem ganhado força nos últimos anos. Mas você sabe o que ele significa e, principalmente, para que ele serve?


O Field Marketing diz respeito a um conjunto de estratégias que visam aproximar, de forma orgânica, a empresa, o produto e o shopper. Dessa forma, tais ações incentivam a interação, aumentam a visibilidade das marcas, induzem a experimentação de produtos e garantem melhores resultados dentro do ponto de venda.


É um ramo do marketing que busca promover, "em campo" (do termo em inglês "field"), um produto ou empresa frente aos consumidores. Os objetivos do Field Marketing podem variar de acordo com a empresa, mas, em sua maioria, buscam por reconhecimento da marca e aumento das vendas.


Promotora de Vendas colocanco um material de ponto de venda na sessão de atomatados

E como investir no Field Marketing para impulsionar o PDV?


O primeiro passo para a aplicação do Field Marketing de maneira assertiva trata-se de definir qual a melhor forma para comunicar-se com os clientes. Ao invés de transmitir a mensagem em apenas um canal, esse ramo busca compreender quais comunicações são mais efetivas entre os consumidores, criando campanhas que alcancem com sucesso o shopper.


Ao definir a mensagem e os objetivos da campanha, devem ser observadas quais as estratégias que mais se adequam com o seu PDV e, principalmente, com os hábitos dos consumidores. Entre esses métodos, podemos citar:


Degustadora segurando uma bandeja com iogurtes e oferecendo e promovendo os produtos do cliente

Demonstrações e Degustações

Aqui, o objetivo principal é persuadir o cliente a experimentar e comprar o produto. Nos casos em que a compra não pode ser feita imediatamente, o demonstrador pode atrair a atenção do consumidor utilizando métodos alternativos, como cupons de desconto e preenchimento de cartões de contato.


Promoções

As promoções, normalmente, buscam alcançar os clientes já fidelizados ao PDV e a marca, levando-os a comprar determinados produtos em promoção quando já estão na frente da gôndola. As promoções tem por objetivo destacar os produtos através de preços mais atrativos, utilizando formatos como "leve 3 pague 2", "leve 2 com 50% de desconto na segunda unidade", oferta de brindes, samplings, campanhas especiais ou sazonais, entre outras estratégias.


Promotores de Vendas

Os promotores de vendas desempenham um papel central nas ações de Field Marketing, realizando atividades estratégicas que vão muito além da simples reposição de produtos nas gôndolas. São eles que garantem o abastecimento adequado das prateleiras, buscam oportunidades de exposição, fazem a gestão de estoque, coletam dados e fortalecem o elo entre indústria, lojas e shoppers.


Quer saber como investir no Field Marketing do seu negócio com sucesso? Conheça os serviços e diferenciais do Grupo Nonna! Com mais de 30 anos de mercado, a Nonna possui experiência e know how necessários para impulsionar os resultados do seu ponto de venda.

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