Para sobreviver no mercado atual, é fundamental que estejamos de olho na concorrência, analisando como a empresa pode se destacar em relação às outras marcas. Não importa o tamanho do seu negócio, a motivação deve ser sempre a mesma: Para expandir, é importante que não olhemos só para as operações internas. Devemos estar atentos ao que acontece ao nosso redor.
Afinal, o que é Inteligência de Mercado?
Inteligência de Mercado - ou Competitiva - é a aplicação de informações internas e externas no impulsionamento do valor da marca. A partir dela, é possível compreender o contexto da empresa e como ela está inserida no mercado, a fim de traçar - ou aperfeiçoar - estratégias mais assertivas para o sucesso do negócio.
Não é possível tomar decisões sem uma análise prévia do mercado em que a marca atua, e é fundamental que sejam feitos planejamentos efetivos para coleta e processamento de dados sobre o mercado.
A Inteligência de Mercado vai muito além de analisar os concorrentes. O principal objetivo é compreender quais os movimentos acontecem externamente para aumentar a competitividade. Isso pode ser feito a partir de monitoramento, coleta de dados e análises, inseridas em ferramentas que auxiliam no gerenciamento e tomada de decisões.
A partir disso, torna-se possível compreender a performance do produto no PDV, avaliando aspectos importantes como distribuição, demanda, precificação, entre outros. Além disso, é possível compreender a percepção dos shoppers em relação à marca no PDV e, assim, definir estratégias de Trade Marketing para atraí-los e fidelizá-los.
A Inteligência de Mercado da sua marca pode utilizar diferentes metodologias para alcançar os resultados almejados, como Benchmarking, Análise SWOT, Monitoramento de Mídia e ferramentas como o Power BI.
Fonte: Business planning photo created by pressfoto
Importância para o Trade Marketing da empresa
A partir da Inteligência de Mercado, é possível prever mudanças e movimentações do mercado, compreendendo como afetam sua empresa e permitindo que você aja rapidamente. Dessa forma, você pode acompanhar seus concorrentes e elaborar estratégias de acordo com inovações que eles venham a apresentar. Por isso, o monitoramento do mercado deve ser constante, com uma coleta de dados que anteceda qualquer problema ou situação.
Outra maneira de ter sucesso com o marketing de sua marca é aprendendo com os erros e acertos de outras empresas. Com um benchmarking bem executado, você pode compreender quais estratégias que outras empresas tomaram deram errado, não cometendo o mesmo erro no futuro. Assim, é possível aperfeiçoar o que pode ser melhorado e descartar o que não vale a pena tentar.
Coleta de dados no PDV
Há uma grande variedade de ferramentas e metodologias para coleta e análise de dados disponíveis no mercado e escolher quais as que se adequam melhor à realidade de sua empresa é um ponto fundamental nesse processo.
O Nonna Mobile, por exemplo, é uma ferramenta desenvolvida pelo Grupo Nonna que conecta a base de dados da empresa a centenas de promotores distribuídos em diferentes regiões do país. Diante das gôndolas, eles coletam dados em tempo real que são processados pelo time de Inteligência de Mercado e disponibilizados aos clientes por meio de relatórios analíticos para auxiliá-los em suas tomadas de decisão.
Esperamos que você tenha conseguido compreender melhor a importância da Inteligência de Mercado para o varejo e os benefícios que ele pode promover para sua empresa.
E se quiser saber mais sobre como o Grupo Nonna pode colaborar nas estratégias de Inteligência e Field Marketing de sua marca, entre em contato e converse com um de nossos consultores.
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus parceiros e colaboradores!
Comments