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O que é buyer persona e como ela pode contribuir para o sucesso do seu PDV?





Gerar vendas é o principal objetivo de muitos negócios e, para isso, é fundamental conhecer bem o público-alvo da marca e da categoria na qual sua empresa faz parte, para atraí-lo e destacar seus produtos em relação aos concorrentes.


As buyer personas são aqueles clientes que todas as empresas devem conhecer bem, sem exceção. Nesse caso, podemos considerá-las como consumidores fictícios que possuem as principais características do seu público, a fim de compreender seus interesses, necessidades e aspirações. Porém, criar uma buyer persona vai além de conceitos resumidos em uma só frase.


Quer saber tudo sobre como construir uma buyer persona ideal e impulsionar seu processo de vendas? Continue com a gente neste artigo!


O que é buyer persona?


Ainda que seja uma pessoa fictícia, a buyer persona representa os possíveis shoppers e/ou consumidores da sua marca. Ela é criada a partir de informações sobre comportamento do consumidor, análise das pesquisas de mercado, dados de CRM, entre outros.


Dessa forma, é possível ter o conhecimento mais preciso sobre quem realmente tem interesse, pesquisa, compra e indica o seu produto.


Para criar uma buyer persona, é importante que você conheça os hábitos e comportamentos de consumo dos clientes, além de suas necessidades e dificuldades. Ou seja, você deve saber o que realmente seus consumidores querem - e procuram.



E como criar uma buyer persona pode impulsionar suas vendas?


Em primeiro lugar, é preciso compreender que esse é um conceito importante para todas as áreas da empresa, seja comercial, P&D, Marketing, Trade, Planejamento, entre outras. Se todas as áreas do negócio funcionam em harmonia, os resultados finais também serão positivos.


O marketing tem como função criar conteúdos personalizados, voltados para trabalhar diretamente com o que o shopper busca. Se isso acontece de forma bem sucedida, o time de vendas também pode criar estratégias personalizadas para sua persona.


Ademais, ter conhecimento de quem é sua persona permite que a marca aprimore seus produtos e estratégias e construa um relacionamento mais humanizado com o cliente, criando um sentimento de credibilidade e confiança.


Para isso, você pode perguntar, pessoalmente ou via questionários virtuais, algumas informações que serão significativas para esse processo. Entre elas, temos:

  • dados demográficos, como gênero, idade, escolaridade, cidade em que reside, etc;

  • rotina de consumo, tanto pessoal quanto profissional;

  • principais atividades realizadas no dia-a-dia;

  • principais formas de consumir conteúdo;

  • pontos e assuntos de interesse;

  • entre outros.

A partir das respostas, será possível analisar quais os hábitos de consumo de seus clientes e o que eles esperam de sua marca. Uma dica importante é que, quanto mais pessoas envolvidas no processo de criação da sua buyer persona, maiores as chances do time enxergar e aplicar a estratégia com eficácia.


Com clientes fidelizados e que defendem a sua marca, o processo de vendas se tornará ainda mais eficaz, aumentando progressivamente o lucro da sua empresa, e elevando o ROI (Retorno Sobre Investimento) das vendas.


E aí, a sua marca já possui uma buyer persona idealizada?!

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