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Ruptura de Estoque: quais os principais tipos e como evitá-los?


Gôndolas vazias faltando produtos para reposição

As rupturas são consideradas as grandes vilãs das vendas no varejo, por representarem uma margem (relativamente grande) de prejuízo para os varejistas. Mas afinal, o que são elas?


Em termos gerais, a ruptura pode ser resumida como o momento em que um consumidor procura por um produto dentro da loja e se depara com a falta dele. Isso ocorre por inúmeras razões, sendo desde problemas no planejamento de reposição nas gôndolas até a ausência do produto no estoque.


Segundo dados do portal Info Varejo, as rupturas podem comprometer quase 5% do faturamento mensal de uma loja. E os prejuízos não param por aí!


32% dos consumidores costumam ir para outras lojas quando não encontram o produto que desejam, enquanto 17% deles optam por adiar as compras. Isso significa que sua loja/marca não só perdeu vendas, como provavelmente seu concorrente lucrou com elas.


Por fim, cerca de 20% dos clientes preferem comprar o mesmo produto, porém de outra marca, a ir embora da loja sem o que precisa.


Prateleiras de gôndola de supermercado em ruptura, faltando produtos

Tipos de rupturas


Ruptura de Cadastro

Diz respeito à uma situação em que o cliente procura por um determinado produto com o qual a loja não trabalha.


Ruptura de Abastecimento (ou Comercial)

Nesse caso, o consumidor já possui o costume de comprar em um ponto de venda específico, porém os produtos que procura estão em falta - seja por uma falha no abastecimento ou na compra dos itens.


Ruptura de Exposição

O produto está presente no estoque, mas não foi exposto nas gôndolas.


Ruptura Fantasma

A loja trabalha com o produto, ele está no estoque e foi exposto na gôndola. Todavia, os consumidores não são capazes de encontrá-lo por falha da organização, por estarem setores não indicados para sua categoria, entre outros fatores.



Quais as principais causas das rupturas?


Em primeiro lugar, temos as situações em que a loja fez o pedido de compra dos produtos ou de uma categoria de pedidos junto aos fornecedores, mas este não foi entregue a tempo ou ficou preso no estoque, com os itens não sendo expostos na gôndola. Ademais, podem ocorrer também erros de previsão acerca da demanda dos produtos.


Outro ponto importante é o posicionamento dos itens nas gôndolas. Caso o produto não esteja no lugar certo, com o preço correto e para o cliente ideal, possivelmente o PDV sofrerá com uma ruptura. Além disso, problemas no gerenciamento das compras junto aos fornecedores também podem acarretar em rupturas.


Promotora de Vendas do Grupo Nonna realizando a reposição de produtos na gôndola do supermercado

Como evitar as rupturas no PDV?


Invista em Promotores capacitados

Ter uma equipe de Promotores de Vendas capacitada e eficiente é um dos principais requisitos para a um controle de rupturas eficaz.


São esses os profissionais os responsáveis por conferir in loco a situação dos estoques, realizar o abastecimento das gôndolas, expor os produtos de forma adequada e enviar dados de ruptura no PDV.


Por isso, não hesite em contratar bons serviços de execução no PDV para garantir que as gôndolas e pontos de exposição estejam sempre abastecidos.


Acompanhe os dados de sell out

Ter conhecimento sobre os hábitos de compra do shopper e perfil de público de cada estabelecimento é essencial para identificar quais os produtos de maior giro e quais os menos procurados. Assim, é possível realizar a manutenção de um estoque com produtos assertivos e priorizar os itens de maior saída.


Tenha ferramentas de gestão

Por fim, tem-se que é impossível combater as rupturas de estoque sem uma gestão eficiente, que acompanhe as movimentações dos produtos desde a estocagem até a exposição nas gôndolas.


O Nonna Mobile é o app exclusivo de gestão usado pelos Promotores de Vendas da Nonna para coleta de informações diárias em milhares de PDVs. A partir dos dados coletados, são disponibilizados relatórios de Ruptura onde as empresas podem conferir quais os itens e lojas que estão em ruptura.


Com inovação, foco na qualidade e expertise de mais de 30 anos de mercado, o Grupo Nonna atua ao lado de centenas de clientes para promover a melhor performance das marcas do PDV. Para saber mais, entre em contato com nossos especialistas.

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