top of page
  • Foto do escritorGrupo Nonna

Shopper Marketing: O que é e qual a relevância para a sua marca?

Atualizado: 24 de jun. de 2022


Shopper observando o custo versus benefícios de um produto

Fonte: Supermarket photo created by pch.vector



Atualmente, é inevitável que, para uma marca se manter em alta no mercado, ela procure maneiras de inovar perante a concorrência. E, para que o marketing da empresa seja bem sucedido, é preciso compreender quais as necessidades do mercado e como supri-las.


Nesse ponto, surge o Shopper Marketing. Mas, afinal, o que esse termo significa? E por que o Shopper pode ser tão importante para impulsionar as vendas de uma marca?


Ao contrário do que muitos pensam, shopper não é sinônimo de consumidor. O consumidor é o indivíduo que, de fato, faz uso de um produto, desenvolvendo um tipo de relação com a marca. Enquanto isso, o shopper é aquele que toma decisão de compra no PDV, mas que não necessariamente será quem vai utilizar ou consumir o produto.


O shopper avalia cuidadosamente aquilo que está sendo adquirido, calculando o custo versus benefício do produto e da marca em geral, ao mesmo tempo em que analisa o PDV e, assim, toma a decisão final sobre a compra.


Shopper avaliando qual produto irá suprir suas necessidades

Fonte: Man chooses spray for polishing car in supermarket De Sergey Ryzhov


Conceito de shopper


Segundo o Núcleo de Varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM): "Shopper Marketing é o desenvolvimento de estímulos de marketing baseados em um profundo entendimento sobre o comportamento do shopper, designados para construir força de marca e para influenciar o momento da compra."


Dessa forma, pode-se entender que o conceito de shopper nada mais é que a compreensão sobre o trajeto que o cliente percorre no PDV, a fim de criar estratégias que forneçam uma melhor experiência de compra ao mesmo.


O shopper possui um papel fundamental no varejo, pois é a partir da análise de seus comportamentos de compra que uma marca pode delimitar o perfil de seus clientes, tornando a comunicação entre ambos mais assertiva. Com o shopper, é possível assimilar também quais as necessidades dos clientes, ou o que mais os atraem na hora de tomar uma decisão ou comprar por impulso.


Fundamentos do shopper marketing


Antes de tudo, é preciso entender que a jornada de uma compra vai muito além do momento em que o cliente sai da loja com o produto. Ela se inicia no momento em que o shopper começa a planejar adquirir aquilo que deseja, analisando preços, PDVs, qualidade e comparando com produtos similares da concorrência.


Em seguida, tem-se a etapa em que o shopper decide qual produto irá comprar. Por fim, o shopper consome aquilo que adquiriu, desenvolvendo opiniões sobre sua satisfação quanto ao produto, se vale a pena comprá-lo novamente e até mesmo se a marca é recomendável para terceiros.


Nada disso é possível se você não garantir uma boa experiência ao cliente, desde o momento em que o mesmo descobre sua marca ao instante em que ele assimila a qualidade do produto.


Shopper decidindo qual produto irá comprar e consumir

Fonte: Supermarket grocery photo created by aleksandarlittlewolf


Quais as melhores práticas de Shopper Marketing?


Captação de Dados

No Trade Marketing da sua empresa, é essencial que o planejamento estratégico conte com práticas definidas, que visem impulsionar a visibilidade e os lucros da marca. Em primeiro lugar, saiba que cada cliente é diferente. Por isso, cada experiência também será única, cabendo a sua marca torná-la memorável ou não.


Compreenda quais os hábitos e necessidades dos clientes, através de registro dos dados e cartões fidelidade. Ao captar o que eles desejam, será possível otimizar o Marketing, direcionando-o para investimentos que serão mais bem-sucedidos.


Posicionamento dos Produtos no PDV

De nada adianta um planejamento estratégico se não há harmonia entre os departamentos de produtos do PDV. Invista em uma comunicação visual que esteja de acordo com o público que deseja atingir e aloque seus produtos de acordo com o que analisar como atrativo - o fator escolhido pode ser o preço, variedade, similaridade, qualidade, etc.


Demonstradores e Degustadores

Esses profissionais podem ser cruciais na decisão de compra de um cliente, pois ele é capaz de motivá-lo a finalizar a aquisição. Por isso, o promotor deve estar treinado para apresentar seus produtos, destacar as características e evidenciar o que os fazem ser superiores aos da concorrência.


O Grupo Nonna é parceiro de centenas de empresas em estratégias de Field e Shopper Marketing, oferecendo serviços especializados de Promotores de Vendas, Demonstradoras e Degustadoras, com foco no impulsionamento das vendas e, consequentemente, dos lucros!


Vimos que o shopper é fundamental para uma estratégia de marketing vitoriosa, e deve ser implementado em marcas que desejam aumentar seu tamanho no mercado. Afinal, ao conhecer melhor seu público-alvo, você poderá direcionar esforços para agradá-lo firmemente, fidelizando-o à sua marca.


Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus parceiros e colaboradores!




33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page